Jogador, que está afastado dos relvados desde outubro devido a uma grave lesão no joelho, apresentou-se esta semana ao Al-Hilal com uma “barriga aparente”
O jogador Neymar, que foi alvo de memes e críticas por sua forma física ao retornar às atividades no Al-Hilal nesta semana, ainda tem um longo caminho pela frente até se recuperar totalmente de uma cirurgia no joelho esquerdo. Há cerca de quatro meses, o atacante rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho, quando jogava pela Seleção Brasileira.
Ele só voltou ao clube na última quarta-feira. O tempo esperado de recuperação é de seis a oito meses, segundo os médicos que o operaram em Belo Horizonte. Mas, para Wagner Zaccani, referência no judô, preparador físico da Sogipa desde 2010 e ex-preparador físico da seleção brasileira de judô de 2012 a 2021, em casos como o de Neymar, o tempo pode ser ainda maior: 10 a 12 meses.
Segundo ele, assim o atleta conseguiria competir com segurança, com menos chances de recorrência da lesão. Assim, ele diz que o jogador tem plenas condições de perder a barriga que ficou evidente em seu reaparecimento. Zaccani explica que é normal que os atletas ganhem peso durante a recuperação de uma cirurgia. Isso porque reduzem consideravelmente a carga e a frequência dos treinos e muitas vezes abandonam a dieta.
Surpresa na Reapresentação
Ele admite, porém, que a imagem de Neymar o surpreendeu. Ele disse que até achou que era “uma montagem”. — É normal (ganho de peso) mas não esperamos isso de um atleta profissional. Se eu, que conheço o processo que os atletas de alto rendimento passam para voltar à boa forma, fiquei surpreso, imaginem os torcedores que não vão levar esse detalhe em consideração. Eu diria que é aceitável reapresentar-se fora da forma ideal, mas até que ponto?
Tem limites porque prejudica muito o processo de recuperação. Ele explica que, no caso do judô, modalidade em que os atletas precisam permanecer em suas categorias de peso, o protocolo para os atletas da seleção nacional é ter desempenho cerca de 5% acima do peso de competição.
Isso porque, segundo ele, com trabalho multidisciplinar e carga de treino, eles conseguem atingir com segurança o peso ideal. — Ter que perder mais gordura influencia negativamente todo o processo e desempenho no tatame — explica a profissional que ajudou Mayra Aguiar na ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, em 2020, e mais tarde conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio . — A equipe de Neymar certamente o ajudará de forma assertiva e, no caso de um atleta com equilíbrio fisiológico, responderá rapidamente. A questão é que não queremos ver uma estrela como ele nessas condições… Isso gera polêmica, cobranças… Ele apareceu em um cruzeiro, deu uma festa… É preciso se cuidar. A situação é compreendida, é claro. Isso pode acontecer. Mas, (entende-se) até certo ponto. O fisiologista André Lopes, doutor em Ciências do Movimento Humano e professor de cursos para treinadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), acredita que a situação física de Neymar não pode ser analisada apenas com base em fotos. E que o ganho de peso de Neymar não se reduza apenas a um descuido. Acrescente que não se sabe se ele permaneceu ativo nem se seguiu uma dieta específica.
Confira: Short do Al-Hilal